domingo, 18 de outubro de 2015

Inovação em Processos Seletivos: Gamification


A busca por talentos traz para as empresas a necessidade de entender cada vez mais os candidatos participantes de seus processos seletivos. Com o passar dos anos, as inovações atingiram esses processos, fazendo com que as meras provas e entrevistas não fossem apenas os únicos instrumentos de avaliação de um possível colaborador. O Blog então, sente a necessidade de trazer ao leitor as novidades sobre este assunto, para que você esteja cada vez mais atualizado para futuras oportunidades.

O primeiro tema será a Gamificação, do inglês Gamification, que nada mais é do que a estratégia de utilização de jogos na interação com os candidatos. É verdade, você não leu errado, empresas começaram a adotar jogos em seus processos seletivos. Os games fazem com que os candidatos realizem ações que não realizariam e ajuda a verificar como solucionariam problemas, a sua capacidade de aprendizado, sua velocidade de raciocínio e o modo como se adaptam a novas tecnologias por exemplo.

A utilização dessa técnica se originou na região do Vale do Silício nos Estados Unidos por Startups, mas com o objetivo de tornar suas apresentações em busca de investidores mais dinâmicas e interessantes. Atualmente, utilizam desta técnica empresas como Ambev, Natura, NET, Nike, Spotify, Nestle e Samsung.

Caso queira se aprofundar ainda mais no estudo desse tema, o blog sugere o livro "Gamification, Inc", da MJV, que pode ser obtido em PDF em: http://boo-box.link/277R6 .

Você já teve a oportunidade de participar de um projeto que essa técnica foi utilizada? Se sim, conte-nos essa experiência! Se não, esteja preparado e perceba que o que antes era brincadeira está se tornando coisa séria!!


0 comentários:

Postar um comentário