quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Pós Graduação e o que ela agrega a sua vida profissional!

Fonte: Pragamatismopolitico.com.br

O nosso blog traz hoje para o leitor um tema, que foi motivado após a leitura da seguinte reportagem: https://catracalivre.com.br/geral/universidades/5-dicas-para-escolher-a-pos-graduacao-ideal-para-sua-carreira. Esse post vai para você recém formado ou com conclusão iminente! Você pensa em fazer uma Pós Graduação? Em que a realização de uma pode ser benéfica para a sua carreira profissional? Você sabe todos os tipos existentes?

Para que todos tenham total conhecimento sobre as possibilidades, o Difícil Início vai fazer um apanhado geral. As opções de Pós Graduação se dividem em dois grandes grupos: Lato Sensu e Stricto Sensu. O primeiro grupo compreende as especializações mais voltadas para o mercado de trabalho, como por exemplo os MBA's (Master Business Administration) e CBA's (Certificate in Business), que se diferenciam devido a seus tempos de duração e experiência exigida ao seu público alvo para participação. 

O segundo grupo é constituído pelos Mestrados e Doutorados, sendo uma opção viável para você leitor com maior interesse na carreira acadêmica ou de pesquisa, sendo requisito principal para ingresso como professor em universidades. É importante salientar que o quanto maior for a titulação do acadêmico, maiores poderão ser seus ganhos, uma vez que que se tornam bem mais valorizados.

Mas você pode estar pensando: Em que uma Pós Graduação pode me ajudar, pode me auxiliar a chegar ao meu sonho de carreira profissional? Estar cursando ou já possuir um curso realizado, é visto como diferencial no currículo. Você provavelmente deve conhecer pessoas que tiveram sua oportunidade em alguma empresa devido a esse cenário. Como pode ser visto na notícia citada no início desse post, cresce o interesse das empresas por profissionais com "perfil em T", ou seja, profissionais com uma grande gama de conhecimentos gerais e uma sólida especialização posterior. Com sua realização, é possível aprofundar e atualizar conhecimentos adquiridos na faculdade, possuindo maior interface com situações diárias do mercado de trabalho. O ganho de networking também é significativo, devido a presença de pessoas com os mesmos ideais e professores mais atuantes na área, que podem produzir parcerias de sucesso. Além disso, já existem até concursos públicos onde a realização de uma Pós Graduação é requisito. Tá na hora de pensar nessa possibilidade não?

Para muitos o maior impedimento para a realização de uma Pós Graduação está ligado aos custos vinculados a ela, sejam eles diretos (Matrículas e Mensalidades) ou indiretos (Logísticos devido ao curso ser realizado em outras localidades). Você provavelmente pode estar nessa situação ou conhece alguém que está, não é? 

Duas opções conseguiram crescimento neste cenário e podem se tornar viáveis para você leitor, que são as especializações em modelo a distância, que possuem menor custo e maior flexibilidade de horários, e os Mestrados Profissionais, que cada vez mais são aceitos pelas empresas, de custo mais baixo, aliando o caminho acadêmico com o empresarial. Aprofunde mais a pesquisa, uma delas pode ser a oportunidade que você precisa!

E você leitor, já sabe daquele nosso pedido tradicional né? Gostou de saber mais sobre Pós Graduação? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário