quinta-feira, 17 de março de 2016

DI Experience: Direito por João Paulo Salles

Fonte: grupomagister.com.br

Hoje é dia de novidade no Difícil Início! Visando gerar uma melhor experiência de conteúdo para os nossos leitores, criamos um novo quadro. Chama-se DI Experience, que nada mais é do que um texto colaborativo sobre uma área em específico, falando sobre dificuldades de início de carreira, estágio, dicas, especializações, etc.. E o primeiro é sobre Direito, com o nosso amigo João Paulo Salles. Confere aí o relato dele:

Olá caro leitor do Difícil Início, recebi o convite para vir aqui falar um pouco de mim e sobretudo da minha área de atuação, obviamente me atentando a fatores debatidos neste blog. Bom, vamos a apresentação. Meu nome é João Paulo Salles, tenho 24 anos e sou formando do curso de Direito da Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Campos dos Goytacazes/RJ. Atualmente desempenho a função de estagiário do Tribunal de Justiça, na mesma comarca em que resido.

Minha experiência profissional é muito curta, haja visto que ainda não encerrei minha graduação, portanto não posso exercer a profissão, mesmo que de maneira informal. Em termos de estágio, já fui conciliador e hoje trabalho em cartório. Acredito que o tempo em que passei no fórum me ajudou a adquirir prática nas audiências, bem como aprender sobre questões processuais. O ramo do Direito possui muitos tipos de estágios diferentes, alguns sendo remunerados e outros não. O ideal é que o aluno consiga um estágio não remunerado no início da faculdade, para quando estiver em períodos mais avançados, consiga outro estágio, este sim devidamente remunerado.

Como disse a pouco, estou concluindo meu curso neste ano corrente, e minha situação atual pode gerar certa semelhança com muitos que acompanham diariamente o Difícil Início. Não é fácil fazer a transição de estudante para graduado, em qualquer que seja sua área de atuação. Muitas dúvidas e incertezas pairam à cabeça de quem se encontra nessa realidade.

O curso de Direito da UCAM é muito bom para àqueles que pensam em seguir o ramo da advocacia, pois além das aulas teóricas, também são compostas de aulas práticas, nas quais você pode realizar muitas funções que um advogado pratica em seu dia-a-dia. Com uma boa dose de dedicação, a OAB será um sucesso e a aprovação virá sem muito sofrimento, haja visto o alto índice de aprovação nos últimos exames de colegas que estão se formando comigo ou já se formaram nos últimos semestres, inclusive é o meu caso. Não se esqueça que para a segunda fase do exame admissional, um cursinho preparatório é de suma importância.

Mas o ramo do Direito é um leque de opções. Há quem faz o curso visando um concurso público, ou quem quer se tornar um advogado especialista em uma matéria. Também é possível ser professor universitário, ou seguir uma carreira jurídica. Para cada seguimento é importante ter foco naquilo que se deseja, e essa escolha não é nada fácil. Confesso que até hoje não tenho definido o que eu quero fazer da vida, mas existem colegas que desde a infância tem uma meta.

Bom, se o seu desejo é o concurso público, existem cursos preparatórios de altíssima qualidade espalhados pelo Brasil, e nem precisa sair do conforto do seu lar para tê-los, muitos são online, logo, estão mais perto que se possa imaginar. Mas a sua dedicação ao estudo, essa deve ser ímpar. Estudo diário, contínuo e regrado são a base do sucesso. Indico focar em uma carreira específica e ir atrás da aprovação, pois quanto mais se atira, maior a chance de não acertar nenhum alvo.

Se você quer ser um advogado de sucesso, uma pós graduação é importante, ser especialista vai lhe ajudar a “ganhar” causas que um advogado comum deixaria passar batido. No início será muito trabalho e suor, depois as coisas certamente irão começar a acontecer e a profissão ficará cada vez mais prazerosa. O Direito vai lhe oferecer muitas áreas de atuação, foque em duas ou três e se especialize, a chance do sucesso será maior.

A carreira jurídica é um sonho de muitos. Além da estabilidade do emprego, o status é um fator diferencial. Ser um defensor público, promotor de justiça, delegado de polícia, ou até mesmo juiz de direito, de fato, não é um trabalho qualquer. Mas para se chegar a esse patamar, muito investimento deverá ser necessário. Novamente volto a falar sobre o foco que se deve ter em escolher apenas uma dessas carreiras e sem dúvida o estudo, que provavelmente lhe tomará mais tempo do que os concursos no qual citei acima. Cursos preparatórios são praticamente obrigatórios, já que são raros os casos de quem é aprovado apenas com o estudo da faculdade. Alguns levam anos, como o caso dos cursos para juiz.

Acredito que tenha falado aqui um pouco de alguns dos ramos que podem ser seguidos pós conclusão do curso de Direito. A palavra chave para se chegar ao sucesso em qualquer que seja a área de atuação é foco. Não adianta querer muita coisa ao mesmo tempo, pois pode-se acabar sem nenhuma. O importante é saber o que quer e ir atrás dos seus sonhos, pois assim é mais fácil deles se tornarem realidade.

Finalizo agradecendo a oportunidade de contar um pouco da minha pequena experiência que obtive ao longo do curso e meus pensamentos e dicas acerca do mercado de trabalho para o ramo no qual escolher trabalhar. Espero que possa ter trazido algo de positivo e contribuído para o largo conteúdo já apresentado no Difícil Início. Obrigado pela atenção, um forte abraço. Lembrem-se, foco em suas escolhas.


E aí galera, gostaram desse novo quadro do blog? Em breve teremos mais sobre outros segmentos! Se a resposta for sim, lembre-se daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário