terça-feira, 3 de maio de 2016

Franquias: Uma boa oportunidade para iniciar sua carreira?

Fonte: economia.uol.com.br

O Difícil Início traz hoje mais uma reflexão para você profissional em início de carreira, que está buscando uma oportunidade nesse cenário complicado que estamos passando. Se você tem algum capital, mesmo que pequeno para investir e tem interesse em ter o seu próprio negócio, mas não tem uma ideia de impacto, uma saída podem ser as Franquias, tema do nosso texto de hoje. Em sua definição de acordo com o Sebrae, Franquia é uma modalidade de negócio que é estabelecida entre duas partes, envolvendo a concessão de marca, produtos e serviços, consultoria e tecnologia.

Como pode ser visualizado na imagem de apoio, diversas marcas já consolidadas disponibilizam a oportunidade de se tornar um franqueado, mas também possuem a necessidade de um investimento mais significativo. Não se pode desprezar no entanto a sua capacidade de retorno. Cabe a você implantar a sua força de trabalho e fazer o negócio prosperar.

E quando se tem a força de trabalho, o interesse em crescer, mas o capital está em falta? Existem Franquias menores, em crescimento, que demandam uma necessidade de investimento menor. Um exemplo está nessa matéria publicada pela Exame, onde Franquias premiadas necessitam de até menos que 4 Mil reais de Investimento inicial. (http://exame.abril.com.br/pme/noticias/20-franquias-premiadas-que-custam-a-partir-de-3-9-mil-reais)

Apesar de apresentar uma possibilidade palpável, é necessário que você leitor tome algumas precauções antes de apostar todas as suas fichas nesse modelo de negócio. É importante ter conhecimento se o local onde você quer implantar a Franquia, tem interesse e demanda por esse negócio; Entender que essa é uma aposta a longo prazo e que você não terá retorno do seu investimento de um dia para o outro; E ter colaboradores que estejam engajados no negócio assim como você, sempre buscando melhorias e o sucesso da Franquia.

Agora se você é um empreendedor ou já tem a sua ideia de negócio e pensa em um futuro próximo tornar o seu empreendimento uma rede de Franquias, é necessário analisar a viabilidade econômica bem como a capacidade do interessado em fazer a sua marca crescer. Sugerimos a leitura da notícia: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/COMO+TRANSFORMAR+MEU+NEGOCIO+EM+UMA+REDE+DE+FRANQUIAS.

Agora seguem algumas dicas para você que teve seu interesse despertado:

Se você quer saber como abrir uma:

Se você quer avaliar qual o melhor modelo se aplica a você:

Entender melhor sobre as Franquias e ficar atualizado sobre as novidades do tema:


E aí leitor, viu como apostar em uma Franquia pode ser interessante na busca por desenvolver a sua carreira profissional? Mas agora você não vai se esquecer daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você vai estar ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Realmente este é um tema muito relevante, não só para quem está entrando agora no mercado de trabalho, mas para qualquer um que está pensando em abrir um novo negócio. Há pouquíssimo tempo atrás um cliente esteve aqui na loja querendo montar um restaurante "parecido" com um franquia existente. Na realidade, os custos que ele teria com uma empresa de nome completamente desconhecido, que levaria algum tempo para se consolidar, dava para comprar a franquia da empresa que ele se espelhava (e que talvez traria um retorno mais rápido, por causa da tradição que seu nome carrega). São assuntos realmente relevantes que muitas vezes passam despercebidos.

    ResponderExcluir