sexta-feira, 9 de setembro de 2016

DI Experience: Engenharia Civil por Thales Otal

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

O Difícil Início traz hoje o décimo quarto texto do nosso DI Experience. Caso você tenha perdido o nosso texto número treze, pode ficar tranquilo amigo leitor! Falamos sobre Odontologia (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/08/di-experience-odontologia-por-samira). Mas vamos ao que interessa. No retorno das participações masculinas, o tema do texto de hoje é Engenharia Civil, com o nosso amigo Thales Otal. Confere aí o Experience dele:

Meu nome é Thales Antonio Otal Mendonça, tenho 23 anos, sou Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente, sou sócio da ConstruCampos construtora e incorporadora, faço projetos de cálculo estrutural e estudos de viabilidade de empreendimentos imobiliários, e estou cursando Arquitetura e Urbanismo no ISECENSA.

O curso de Engenharia Civil possui em média 5 anos de duração e na UENF é possível terminar em 4 anos, mas a grande vantagem de formar um ano antes vem acompanhada da dificuldade de arrumar um estágio devido ao fato do curso ser em horário integral. A grade curricular é inicialmente formada por matérias generalistas de física, matemática e química, depois de dois anos o foco muda para as matérias específicas que abrangem os diversos ramos da construção civil.

A UENF possui um grande laboratório de pesquisa científica e oferece muitas oportunidades nessa área para os alunos. Eu fui bolsista de iniciação científica por 2 anos e nesse período apresentei e publiquei artigos em congressos nacionais e internacionais. Depois desse período acabei saindo da área de pesquisa para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho, mas me deparei com o início da crise econômica a qual vivemos atualmente. Essa situação aliada ao fato do curso ser em tempo integral dificultou a busca por estágio, mas eu consegui um estágio na própria UENF que na época estava construindo 3 novos prédios de laboratório e com isso, tive a oportunidade de aprender sobre desenvolvimento de projetos e gerenciamento de obras. 

A decisão de me tornar um profissional da construção civil me acompanha mais ou menos desde os meus 14 anos, que o foi o período onde comecei a conhecer mais as obras de grandes arquitetos e engenheiros como Frank O. Gehry, Santiago Calatrava e Oscar Niemeyer. Com isso, sempre tive a dúvida de qual curso fazer, Arquitetura ou Engenharia Civil? Depois de analisar os dois cursos, optei por fazer ambos, pois vi como seria essencial para os meus objetivos profissionais ter amplo conhecimento de como projetar, como executar e como deixar o projeto em pé.

Quando prestei o ENEM no final de 2010 para entrar na UENF as previsões para o mercado de trabalho eram bem otimistas e era prevista escassez de engenheiros até 2020. Com isso, houve um grande aumento na procura por cursos de Engenharia, mas veio a recessão econômica em 2014 que nos trouxe ao cenário econômico atual onde o Engenheiro recém-formado encontra uma grande dificuldade de entrar no mercado de trabalho exercendo sua profissão. 

Dessa forma, aos que estão pensando em iniciar o curso de Engenharia Civil saiba que o mesmo vai te proporcionar uma grande capacidade de resiliência profissional e que por ser uma área considerada como o “termômetro da economia” vocês serão os primeiros a serem atingidos no momento de crise, mas também serão os primeiros a serem beneficiados no momento de crescimento econômico. Aos companheiros de profissão, eu recomendo aproveitar o cenário atual para expandir o seu conhecimento através de cursos de especialização, pós-graduação e intercâmbio, já que dessa forma vocês estarão mais capacitados no momento em que o mercado reaquecer.

Quem quiser fazer algum contato profissional ou conversar sobre a área, pode entrar em contato através do e-mail: Thalesotal@msn.com.

Por fim, compartilho um ensinamento de Santo Agostinho que dizia: “o fogo que transforma a palha em cinza, também faz o ouro brilhar”. Seja a diferença!

E aí leitor, curtiu saber mais sobre a visão de carreira de alguém de Engenharia Civil? Em breve teremos mais textos como esse e podemos falar da sua área de interesse! Aguarde! Mas não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Não se esqueça de deixar o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário