quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Lean Startup: O que você precisa saber?

Fonte: leadnet.org

O leitor que acompanha o DI sabe do nosso comprometimento com o Empreendedorismo, de como buscamos incentivá-lo e acreditamos que ele é a saída para atual situação em que nos encontramos. Com isso chegamos ao nosso tema de hoje: Lean Startup! Você deve estar se perguntando: Mas o que é isso? Em que saber sobre esse tema vai me ajudar a crescer profissionalmente? 

Calma, calma! Você já vai entender amigo leitor!

O conceito de Lean Startup apareceu pela primeira vez em 2011, pelo empreendedor americano Eric Ries, em seu livro "A Startup enxuta". Com as inspirações oriundas dos modelos industriais japoneses como a Toyota por exemplo, Ele vai de encontro a todos os elementos tradicionais como por exemplo o Plano de Negócios, sendo traduzido de forma simples como a eliminação de desperdícios nos novos empreendimentos de inovação, principalmente na temática de softwares, sendo posteriormente levado para outros segmentos.

A ideia do Lean Startup é construída em cima de alguns fatores:

  • Desenvolvimento de Clientes (Costumer Development): Consiste na interação com elementos externos envolvidos no desenvolvimento do seu produto: Possíveis clientes, compradores e parceiros, buscando saber suas percepções, opiniões e sugestões sobre características, especificações, preços, etc... Para isso, deve ser desenvolvido o Produto mínimo viável, do inglês MVP, que é uma versão inicial do produto, o que você pretende entregar de valor, permitindo este tipo de validação e feedback.
  • Desenvolvimento Ágil: Onde após a primeira etapa, o produto toma forma de maneira interativa, verificando a melhor forma de encaixá-lo no mercado, sem perdas de tempo.
  • Ciclo Construir-Medir-Aprender (Build-Measure-Learn): Onde primeiramente o produto é desenvolvido, para depois serem verificados os progressos ou regressões obtidas e de forma final, avaliar se o projeto deve continuar ou se serão necessárias mudanças, vide o próximo item que será descrito. Para facilitar o seu entendimento leitor, cabe uma analogia rápida com o ciclo PDCA. Fica a dica do DI!
Fonte: http://www.manualdastartup.com.br/blog/o-que-e-a-lean-startup/

  • Pivô: Mudanças significativas no projeto do produto desenvolvido, aumentando a eficiência do próprio, conhecidas como mudanças de 360º. Empresas como Youtube, Paypal e Fuji Film, são alguns exemplos bem conhecidos.
Você leitor que tenha alguma ideia de negócio ou até já desempenhou algumas etapas nesse caminho empreendedor pode verificar se esse tipo de metodologia pode se adaptar ao seu modelo de negócio. Uma boa maneira de fazer essa estruturação é através da ferramenta Canvas, que já foi alvo de um texto do DI (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2015/10/a-utilizacao-do-canvas-na-criacao-do).

A reflexão que queremos desenvolver com esse texto, é que com planejamento e uma ideia bem trabalhada, o Empreendedorismo se torna a chave para uma mudança de cenário profissional na sua vida amigo leitor. Não desanime! A caminhada não é fácil, mas os resultados obtidos serão gratificantes. E se o seu negócio já está em desenvolvimento, mas está passando por algumas dificuldades, quem sabe aplicar os conceitos do Lean Startup não seja o que você precisa?

O DI recomenda e muito a leitura do livro do Eric Ries, caso você queira expandir os seus conhecimentos sobre o tema. Seguem dois links para você adquirir a obra: Casas Bahia e Travessa.com.

E aí leitor, gostou de saber sobre o que processo Lean Startup? Comenta aqui ou na nossa Fanpage, se você tem mais alguma dica sobre esse tema! E para fechar, não se esqueça daquele nosso pedido tradicional né? Deixe o seu +1 aqui embaixo, além de curtir e compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Você estará ajudando o blog a alcançar mais pessoas que querem saber mais sobre esse e outros temas abordados por nós. Até o próximo post!

Fontes: Exame, Sebrae e Endeavor.

0 comentários:

Postar um comentário