quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O poder do Storytelling e como ele pode ser útil para você!


Se eu falasse para você leitor que a técnica que será o nosso tema de hoje, já foi usada por você sem saber e muito provavelmente por várias vezes, você acreditaria? Não né? O tema de hoje nada mais é do que o Storytelling, ou seja, a habilidade de passar conhecimentos a diante, de contar boas histórias, transmitindo conteúdo, através da fala ou por imagens, por exemplo.

O Storytelling no mundo dos negócios se encontrou no Marketing, sendo utilizado pelas empresas para conquistar seus clientes, construindo histórias que vendem e se tornam virais, atraindo interesse para seus produtos ou serviços. Natura, Vivo, Coca Cola e Nike são exemplos. Mas deve ser percebido até que ponto se pode chegar, para não criar situações ilusórias, como por exemplo a Hollister e os Sucos Do Bem.(http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1076/noticias/marketing-ou-mentira). Ele também pode ter um viés educacional, com os professores tornando aulas mais dinâmicas, estimulando a aprendizagem, a criatividade e o engajamento dos alunos.

Agora imagine você, tendo a necessidade de apresentar um novo produto para o mercado ou para um patrocinador? E em uma entrevista de emprego, com aquelas perguntas do RH: Conte para nós um momento em que você teve que lidar com pressão? Em uma situação de conflito dentro da sua equipe, como você atuou? Estão bem comuns essas atualmente né? São apenas alguns exemplos de como desenvolver a habilidade do Storytelling pode ser interessante para você em uma futuras oportunidades em processos seletivos.

O leitor pode se pensar: "Eu sou tímido, já pensei em falar isso ou aquilo, mas não consigo" ou " Eu não sei falar em público". Assim como falamos em nosso último texto sobre Mindset, (http://dificilinicio.blogspot.com.br/2016/01/mindset-o-que-e-necessario-mudar-para.html), cabe a você mudar esse pensamento. Conte a história da sua vida da melhor maneira, descreva com qualidade as experiências vividas, saiba como exaltar seus pontos fortes e os conhecimentos que você adquiriu, transmita suas ideias de forma criativa, conquistando e gerando identificação.

Segue um link onde você pode encontrar alguns exemplos de aplicativos e sites que podem ser utilizados para você desenvolver essa habilidade:

Assim como no Storytelling, o Difícil Início quer passar o conhecimento, quer transmitir informações de qualidade para o desenvolvimento profissional de vocês leitores. Por isso na postagem de hoje, além dos típicos pedidos de divulgação nas redes sociais, nós temos uma novidade. No campo abaixo, o leitor pode fazer o cadastro do seu e-mail e assim vai receber tanto as nossas atualizações daqui do blog quanto da página de forma gratuita. Está nas suas mãos, de forma bem simples. 



0 comentários:

Postar um comentário